CARRO DO ANO 2021: MELHOR PÓS-VENDA PREMIARÁ AS FABRICANTES QUE MELHOR ATENDEM OS CLIENTES Publicado em 16 de Novembro 2020
Em um ano em que a indústria enfrentou desafios inéditos para continuar a produzir e vender veículos, a 54ª edição do Carro do Ano inaugura uma categoria que dá voz àqueles que têm papel fundamental para a retomada do crescimento do mercado automotivo brasileiro.

Em parceria com o Reclame Aqui, plataforma que abriga 19 milhões de consumidores cadastrados, a Autoesporte concederá o prêmio de Melhor Pós-Venda às cinco montadoras e importadoras que se relacionaram de maneira mais efetiva com seus clientes.

?Para este momento que estamos vivendo, tem tudo a ver um prêmio de pós-venda. Nós ficamos muito honrados com essa parceria?, diz Mauricio Vargas, criador do Reclame Aqui. ?As marcas automotivas têm um poder muito grande de venda, mas agora precisarão uni-lo a um pós-venda com excelência. Quem ganha com isso é o consumidor brasileiro.?

Criado no ano de 2001 na cidade de Campo Grande (MS) após Vargas ter enfrentado um problema com uma companhia aérea e não ter seu caso atendido de modo satisfatório, o Reclame Aqui tornou-se o principal serviço online para registrar reclamações de consumidores e estabelecer uma ponte de diálogo com as companhias envolvidas.

Atualmente, 240 mil empresas estão cadastradas na plataforma, com uma média de 1 milhão de manifestações mensais registradas pelos usuários, que também avaliam a qualidade do serviço de atendimento para a tentativa de resolução dos problemas. Com isso, mais do que um site para registrar queixas, o serviço também se qualifica como uma fonte de consulta para conhecer a reputação da empresa antes de fechar um negócio.


Ao planejar essa categoria inédita para o Prêmio Carro do Ano, as equipes de Autoesporte e do Reclame Aqui estabeleceram os parâmetros para avaliação do melhor serviço de pós-venda. Além de uma pesquisa qualitativa enviada aos usuários do Reclame Aqui, com questões que envolvem a experiência do cliente depois da compra de um veículo, foi estabelecida uma fórmula para calcular quais são as empresas mais bem avaliadas pelos consumidores na plataforma criada por Mauricio Vargas.

Serão estabelecidos pesos distintos para cada um dos critérios, privilegiando a percepção do cliente em relação à sua satisfação geral. O estudo levará em conta os últimos 12 meses e será conduzido por Osiris Sichmann, 31 anos, coordenador de Auditoria e Qualidade de Dados do Reclame Aqui.
As empresas que melhor conseguiram atender às expectativas de seus clientes nos últimos meses serão conhecidas junto dos demais vencedores da mais tradicional premiação da indústria automobilística brasileira. Não é um clichê afirmar que, mais do que nunca, o consumidor tem sempre razão.


Fonte: Revista Auto Esporte
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