ROYCE NEWS

POR QUE MOTORES DE TRÊS CILINDROS VIBRAM MAIS? Publicado em 29 de Julho 2020
Porque eles são naturalmente desbalanceados. Imagine uma gangorra com duas crianças de um lado e apenas uma de outro. Sempre que o lado mais pesado descer, o impacto será maior, pois a força do lado oposto é menor.

No caso dos motores, as crianças na balança são os pistões: dois vão para baixo quase simultaneamente, enquanto só um está subindo. Em um motor de quatro cilindros, esse sobe-e-desce normalmente é feito em pares, e esse é um dos motivos pelos quais quase nenhum propulsor tem número ímpar de pistões.

Para compensar o sacolejo, as marcas alteram a ordem de ignição, usam coxins e volantes (disco metálico cuja massa ajuda a absorver vibrações) especiais e eixos contrabalanceadores, que criam uma força na direção oposta à que gira o motor.

Todas essas mudanças compensam, pois conjuntos de três cilindros são mais leves, têm menos atritos internos e entregam consumo de combustível bem melhor que os de quatro

Fonte: Revista Auto Esporte

CONTINUAR LENDO VOLTAR